Escolha uma Página

Seguindo o cronograma de ações em referência ao mês da mulher, a Prefeitura do Novo Gama através da Secretaria Municipal de Saúde promoverá nesta quinta-feira (17) uma capacitação para discutir a “Violência Sexual”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a médica-pediatra Teresa Alarcão estará ministrando esta capacitação. O evento será realizado na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h ao 12h.

Segundo a médica, os profissionais receberão orientações sobre como proceder, bem como saber quais são as melhores indicações e tratamentos no caso da ocorrência deste tipo de violência. Ela ressalta este encontro é direcionado para os profissionais das áreas de Educação; Saúde; Judiciário; e Segurança Pública.

O que é violência sexual?                     

É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou outra forma de coerção ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou o seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

O abuso e exploração sexual são as duas formas, igualmente perversas, com que a violência sexual se manifesta.

O abuso é qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação ou satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução. O agressor costuma ser um membro da família ou conhecido. Já a exploração pressupõe uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes. A exploração sexual pode se relacionar a redes criminosas mais complexas e podendo envolver um aliciador, que lucra intermediando a relação da criança ou do adolescente com o cliente.

Existe uma série de fatores que podem favorecer esse tipo de violência, além da condição de pobreza. Entre eles encontramos questões de gênero, étnicas, culturais, a erotização do corpo da criança e do adolescente pela mídia, consumo de drogas, disfunções familiares e baixa escolaridade. Contudo, devemos lembrar que a violência sexual acontece em todos os meios e classes sociais.

Fonte: novogama.go.gov.br