Coluna Entorno do Jornal Alô Brasília por Sandro Gianelli

Coluna Entorno

?Janela

Para os candidatos municipais, sem mandato, e os deputados, a janela terminou no dia 19 de março.

Sem janela
O deputado estadual de Luziânia, Diego Sorgatto, deve se filiar ao PSDB. Ele foi eleito pelo PSD e hoje está na Rede. A troca partidária deve ocorrer em agosto.

Vereadores

O prazo para os vereadores trocarem de partido encerra dia dois de abril. Seis meses antes das eleições de dois de outubro.

Em família

Sorgatto é primo do prefeito de Luziânia, Cristovão Tomin (PSD). Com a filiação no PSDB, fica claro que o primo prefeito não terá seu apoio.

Majoritária

O PMDB, de Santo Antônio do Descoberto, bateu o martelo e definiu seu pré-candidato à prefeitura. Será o médico Dr. Adolpho.

Oposição

O PSDB, em Luziânia, é opositor do governo Cristovão e deve lançar o ex-deputado Marcelo Melo.

PTB enfraquecido

O PSDB convidou os dois prefeitos do PTB do entorno para a legenda. Hildo do Candango, de Águas Lindas aceitou. Giselle Araújo, de Cidade Ocidental ainda não definiu.

PSDB fortalecido

O PSDB terá candidatos a prefeito em, praticamente, todos os municípios do Entorno do DF. Marcelo Melo, em Luziânia. Sônia Chaves, em Novo Gama. Cida Machado (ex-primeira dama), em Santo Antônio. Em Valparaíso, o partido poderá lançar o vereador Pábio Mossoró ou a deputada estadual Leda Borges.

Reeleição complicada

A maioria dos prefeitos do Entorno do DF reclamam da falta de ajuda do governo federal e estadual. Com a crise política e econômica, quem mais sofre são os municípios.

Arrecadação pífia

Os municípios do Entorno passam por um problema crítico. A arrecadação com o IPTU passa por uma inadimplência média, de quase 70%.

Manifestação

Moradores do Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás, protestaram e pararam a BR-070, em busca de mais segurança.

Sem diálogo

Segundo o prefeito de Cocalzinho, Alair Ribeiro, os manifestantes sequer procuraram a prefeitura em busca de um diálogo. A manifestação foi considerada eleitoreira.

Asfalto precário

Quando assumiu a prefeitura de Novo Gama, Everaldo Vidal tinha como principal problema o asfalto. O asfalto deixou de ser o principal problema municipal. Missão cumprida.

Por Sandro Gianelli

Coluna Entorno, Jornal Alô Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here