Guarda Municipal participa de mega operação de segurança

A segurança pública é prioridade para o Governo do Município. Na última sexta-feira, dia 1, a Guarda Civil Municipal participou de uma mega operação de segurança integrada.

Esta força tarefa foi executada em todo o Novo Gama. Ela seguiu a política de intensificação da presença das forças policiais em todo o Estado de Goiás para combater a criminalidade.

Um estudo realizado pelo Mapa da Violência revela que em 10 anos, entre 2002 e 2012, Goiás registrou 18.576 homicídios — em todo o país foram 56.337. Nesse intervalo de tempo, o aumento no estado foi de 113,7%.

As cidades do Entorno do DF aparecem entre os 100 municípios brasileiros com mais mortes violentas entre 2008 e 2012.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) também mostram que, em 2014, 612 pessoas perderam a vida em homicídios ou latrocínios (roubo com morte) em nove municípios: Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Planaltina, Padre Bernardo e Formosa.

Preocupado com estes números, o Governo Municipal investiu na implantação da Guarda Civil Municipal na cidade. Desde o último mês, os homens e mulheres que compõem a guarda estão atuando nas ruas do município.

“A segurança pública não é um problema somente do Novo Gama, mas de outras cidades do entorno, e do Brasil num todo. As pesquisas mostram que a segurança é o problema número 1 do município. Então nós focamos em tentar resolver isso. Eu digo que os Guardas Municipais estão à disposição da sociedade. A guarda reforçará a segurança em nossa cidade, pois estará auxiliando a Polícia Militar,” disse o prefeito Everaldo Vidal.

Segundo o site Portal Brasil, do Governo Federal, a segurança pública caminha cada vez mais para a integração e articulação entre as forças diversas presentes no território. Ainda de acordo com o site, o tema tem tratamento específico na Constituição Federal de 1988 no artigo 144. O texto dispõe que a segurança pública é “dever do Estado” e deve ser exercida pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, civis, militares e Corpos de Bombeiros militares.

Fonte: novogama.go.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here