Escolha uma Página
Entorno

Guarda Municipal

O prefeito Itamar Lemes (PDT) deu início ao projeto de criação e regulamentação da Guarda Municipal em Santo Antônio do Descoberto.

Formação da Guarda

A Secretária de Segurança Pública de Goiás, em parceria com o Instituto Federal de Goiás, tem auxiliado os municípios na implantação da Guarda Municipal. O trabalho é feito em três etapas: o município deve legalizar a criação; deverá ser realizado o teste de aptidão física e o curso de formação; e por fim a montagem da estrutura, com compra de viaturas e armas de choque.

Guarda Regulamentada

Novo Gama foi o primeiro município do Entorno a cumprir todas as etapas e já está com sua Guarda Municipal em pleno funcionamento.

Desistência

Dois prefeitos da região do Entorno não pretendem tentar a reeleição. Lucimar Nascimento (PT), de Valparaíso, e Ronaldo Queiroz (PMDB), de Alexânia. A crise política e financeira que assombra todo o país é um dos principais fatores dessa decisão.

Na luta

Ambos os partidos devem lançar candidatos em seus municípios. Em Alexânia, o PMDB tentará manter o comando da região com o presidente da Câmara de Vereadores, Adair Rabelo. Em Valparaíso, o Partido dos Trabalhadores ainda não definiu um nome, mas terá candidato.

Danos morais

O vereador de Cidade Ocidental Paulo Rogério (PROS) venceu uma disputa judicial contra uma publicação. Paulo Rogério é pré-candidato a prefeito de Cidade Ocidental e receberá uma indenização por danos morais no valor de 50 mil reais.

Ofensa a honra

O jornal foi acusado de ter ofendido a honra e a imagem do parlamentar em matéria jornalística publicada em maio de 2010.

Recorreu

O jornal recorreu ao STJ alegando que não teve a intenção de ofender a honra do vereador, apenas exerceu seu direito de liberdade de informação. Questionou também o valor da indenização fixada em R$ 50 mil, que considerou excessivo.

Sem polarização

A disputa pela prefeitura em Águas Lindas, nas duas últimas eleições, foi polarizada entre Geraldo Messias (PTC) e Hildo do Candango (PTB). Com as pré-candidaturas de Enio Tatico (PMDB) e Túllio Santillo (DEM) a polarização chegou ao fim.

Reprodução

Disse me disse

Os candidatos ainda nem foram definidos em convenções e o disse me disse e a rádio peão estão a todo vapor. A última vítima foi o pré-candidato Enio Tatico que segundo os opositores havia desistido da disputa pela prefeitura. Em Novo Gama, ocorreu o mesmo com Everaldo Vidal (PP).

Candidatíssimos

Esse colunista conversou com Everaldo Vidal e Enio Tatico. Ambos negaram a possibilidade de desistirem de suas candidaturas.

Por Sandro Gianelli

Coluna Entorno, Jornal Alô Brasília