Novo Gama é referência por bons resultados no combate à dengue

O município de Novo Gama alcançou bons resultados na campanha “Goiás contra o Aedes” realizada durante os primeiros seis meses deste ano, em parceria com a prefeitura. O balanço das ações e os índices positivos foram apresentados durante uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social, na quarta-feira (22 de junho).

O evento contou com a presença a Secretária Municipal de Saúde, Tânia Brandão; do Coordenador de Saúde a Atenção Básica, Julio Campos; do representante do Corpo de Bombeiros, Tenente Monteiro; dos agentes comunitários de saúde; e de representantes da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA.

De acordo com a Secretaria de Estado e Saúde de Goiás – (SES-GO), a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de reduzir em 1%, até o mês de abril os índices de infestação do Aedes Aegypti nos imóveis de todo o estado.

Um relatório apresentado em maio deste ano, pela SES-GO apontou que em janeiro, o número de residências com focos de dengue em Novo Gama, era de 4,81%, em abril, este número caiu para 0,58%.

A ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros no município e realizada pelos profissionais de saúde e agentes da Guarda Municipal contemplou a maioria dos mais de 40 mil imóveis existentes no município. Trabalho que consistiu nas visitas domiciliares mensais, com trabalho estratégico que envolve a cobertura de caixas d’água e cisternas, de suspiros de fossas, verificação de calhas. Já os imóveis considerados de risco eminente, como borracharias e ferros velhos, as visitas foram intensificadas.

Com todo esse esforço, o índice de focos do mosquito nos imóveis observado no início deste ano foi reduzido a menos de 1%. Porém, o alerta ainda é de cuidado. Julio Campos explicou que a maior problemática enfrentada pelos profissionais da Saúde em Novo Gama continua sendo o número alto de imóveis fechados, algo entorno de 30%, disse ele, o que inviabiliza o trabalho das equipes.

O assessor especial do prefeito Everaldo Vidal (PP), Dean André e a Secretária de Saúde receberam a carta amarela da SES-GO contendo os dados alcançados no combate ao Aedes Aegypti no município. O documento foi entregue pela Gerente Regional de Saúde do Entorno Sul, Marta Barreto.

O Tenente Monteiro disse que a população deve se manter em alerta, pois mesmo durante o período chuvoso não se deve baixar a guarda nesta luta travada contra o Aedes Aegypti, pois isso outros dois ciclos de combate ao inseto ainda devem acontecer até o final do ano.

Dean André, disse que a conquista é resultado de um trabalho conjunto realizado pelas instituições que integraram a campanha contra o Aedes em Novo Gama e dedicou o sucesso a cada profissional de saúde que atua no município. Ele também exaltou ainda a participação do Corpo de Bombeiros que coordenou as atividades.

Fonte: Novo Gama

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here