Coluna Entorno do Jornal Alô Brasília por Sandro Gianelli

?Fica a dica!

ENQUETES

A nova legislação eleitoral proíbe a realização de enquetes ligadas às Eleições 2016. A definição de enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização.

MULTA

A divulgação de enquetes e sondagens em desacordo com as regras previstas na legislação é considerada um ilícito que pode ser punido com o pagamento de multa que varia de R$ 53 a R$ 106 mil. A multa está prevista na Lei das Eleições (Parágrafo 3º do artigo 33 da

Planaltina Goiás

INUSITADO

Em Planaltina de Goiás, o candidato a prefeito Delegado Cristiomário (PTB) aproveitou o domingo para ir à feira. Até aí tudo bem, mas ele foi ao local montado num jegue.

CRÍTICA

Segundo sua assessoria, a ideia foi de criticar as dificuldades financeiras previstas nas Eleições 2016, em comparação com campanhas que possuem estrutura milionária.

CURIOSIDADE

Nesta eleição, apenas 1,61% dos eleitores têm 16 ou 17 anos. Essa é a menor proporção em relação ao total do eleitorado brasileiro desde 1992.

Águas Lindas

CRESCIMENTO

A tendência da eleição para prefeito em Águas Lindas é de que continue havendo uma polarização. Em 2008 e em 2012, a centralização ficou entre Geraldo Messias (PTC) e Hildo do Candango (PSDB).

NOVA POLARIZAÇÃO

Em 2016 o que se percebe nas ruas é que a polarização, desta vez, ficará entre o prefeito Hildo do Candango e Ênio Tatico (PMDB).

TRANSPORTE EM PAUTA

Em Sabatina no Senado Federal com a nova diretora da Agência Nacional de Transportes Terrestres- ANTT, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), saiu em defesa de uma nova política referente ao transporte público na região.

PRIORIDADE

Segundo Caiado, “o transporte público no Entorno deveria ser prioridade para o Governo Federal. A ANTT tinha que ter uma capacidade maior de determinar junto com o Governador do Distrito Federal e de Goiás e assumir essa posição”.

Valparaíso

PT DE NOVO

Em Valparaíso de Goiás, apesar da prefeita Lucimar Nascimento (PT) não ter concorrido à reeleição, seu partido lançou Roberto Martins (PT) na disputa pela prefeitura.

RACHA NA BASE

A disputa em Valparaíso deve ficar entre Pábio Mossoró (PSDB) e Afrânio Pimentel (PR). Ambos foram base da prefeita Leda Borges (PSDB), que hoje é a principal apoiadora da campanha de Pábio.

Por Sandro Gianelli

Coluna Entorno, Jornal Alô Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here