Coluna Entorno do Jornal Alô Brasília por Sandro Gianelli

Coluna Entorno

Semana decisiva para a substituição de candidatos

Segunda-feira (12) foi o último dia para as chapas solicitarem a troca de candidatos para as eleições do dia 2 de outubro. Em Santo Antônio do Descoberto o Padre Getúlio (PSB) abriu mão de sua candidatura. Getúlio venceu as eleições de 2008 e 2012. Nos dois pleitos não pode assumir por pendências na Justiça. Desta vez o Padre preferiu não arriscar. O prefeito de Santo Antônio, Itamar e sua ex-esposa, Estela, tiveram suas candidaturas inferidas. Em Alexânia, a ex-prefeita Cida do Gelo (PSDB) também abriu mão de sua candidatura. Quem substituiu Cida foi a enfermeira Ana Maria (PSDB).

Questão pessoal

“Poderia ter disputado a eleição, mas tomei a decisão de não ser candidato à reeleição por uma questão pessoal. Em relação às eleições em Novo Gama, optei por não tomar partido. Desejo boa sorte para a Sônia Chaves (PSDB) e para o Alan do Sacolão (PRB). Cabe aos eleitores avaliarem as melhores propostas e escolher o futuro prefeito de Novo Gama. Espero que o vencedor dê continuidade à todas as obras que estão em andamento no município”. Everaldo Vidal, prefeito de Novo Gama.

Deferido

A Justiça Eleitoral julgou improcedente o pedido de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) contra Antônio Lima (DEM), que concorre à prefeitura de Cidade Ocidental.

Reprodução da Internet

Olha elas

Desde 2009, os partidos são obrigados a ter mulheres em pelo menos 30% das candidaturas. Nessa eleição, o TSE detectou fraudes no registro de candidaturas de mulheres. A Justiça Eleitoral identificou casos de siglas que recorreram a laranjas, apenas para bater a meta.

Entorno na mira

Vale o recado para as candidaturas “fakes” em toda a região do Entorno. A Justiça Eleitoral está de olho.

Rachada

A eleição rachou a base da deputada estadual Leda Borges (PSDB), em Valparaíso. Os principais candidatos à prefeitura, Pábio Mossoro (PSDB) e Afrânio Pimentel (PR), eram do grupo da parlamentar.

Reprodução da Internet

Menos Goiás

A operação Decantação prendeu o presidente do PSDB goiano. Porém, o escândalo não teve reflexo na região do Entorno. Candidatos tucanos seguem como se nada tivesse ocorrido.

Mais Brasília

Este é o reflexo da vida cotidiana dos moradores da região. Os acontecimentos políticos do estado de Goiás pouco impacta na vida dos moradores do Entorno.

Fica a dica!

Sem tracking

Por falta de recursos os candidatos a prefeito têm cometido erros estratégicos que podem interferir no resultado final. Campanhas majoritárias e profissionais realizam tracking diário. Na pior da hipótese, semanal. Candidatos que fazem pesquisa em longos espaços de tempo podem se deparar com resultados catastróficos e irreversíveis.

Por Sandro Gianelli

Coluna Entorno, Jornal Alô Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here