Emocionada, Luzia de Paula homenageia os Profissionais de Creche

dsc_3738Na noite de ontem (20), a deputada distrital Luzia de Paula (PSB) presidiu a Sessão Solene realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e proposta por ela, que homenageou os profissionais de creche e pré escola do DF.

O evento aconteceu no auditório da Administração Regional de Ceilândia. A mesa foi composta pela deputada Luzia de Paula; o administrador da cidade, Vilson José; o professor Paulo Henrique Machado, representante dos profissionais de creche; e a professora Rita Ramos, representante das creches do DF.

Luzia fez um relato histórico da vida das crianças ao longo dos anos, até o momento em que as creches passaram a ser um local de educação infantil qualificada e meio de crescimento das famílias. “Esse é um momento de grande emoção. A história nos faz fazer uma grande reflexão”, disse Luzia.

Nas últimas duas décadas o debate sobre a educação infantil foi se aprofundando. Só então o estado passou a entender que a educação infantil era necessária no auxílio da formação da criança.

Luzia de Paula foi uma das primeiras pessoas no DF a acreditar e incentivar a educação infantil. “Demos início a este trabalho 30 anos atrás, quando tive a iniciativa de formar o primeiro Centro Comunitário da Criança”, relembra.

Apesar da evolução do Centro Comunitário da Criança, um grupo de amigos entendeu que a única forma de luta efetiva, pelo direito de creche, seria lançando um candidato a Câmara Legislativa.

Luzia lembra que seu desejo era ser eleita e dar início a defesa das crianças. “O meu maior temor era fazer feio nas urnas. Graças a Deus e as pessoas que conhecem a nossa luta, nos assumimos como suplente já na primeira eleição”.

Apesar do avanço em relação a quantidade de creches no DF, ainda falta muitas vagas. Pensando nisso, Luzia de Paula apresentou um projeto de lei para atender a falta de vagas em creches.

O Bolsa Educação Infantil, foi aprovado e sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e tem como propósito atender as famílias que não conseguem vagas nas creches. O projeto permite ao governo pagar as instituições de ensino particular, para que atendam as necessidades do estado, suprindo a falta de vagas.

Para o professor Paulo os profissionais de creche tem a missão de formar as crianças numa fase tão importante quanto o ensino fundamental, médio ou superior.

Tia Rita afirma que a Sessão Solene é um resgate histórico de uma luta de superação. “Todos os educadores que aqui estão fazem a diferença na vida das crianças de Ceilândia”, disse.

Rita lembrou de uma situação onde várias mães foram ao Congresso Nacional em busca de avanços para a educação infantil. “Ali deram a palavra para Luzia de Paula, ao vê-la com o microfone em punho, tive a certeza de que naquele momento, nascia uma representante do povo e poucos anos após, elegíamos a deputada Luzia de Paula”.

O administrador de Ceilândia, Vilson José, disse que a Sessão Solene resgatou a história de um trabalho social de dedicação, amor e entrega da deputada Luzia de Paula em prol das crianças.

A deputada comunicou aos profissionais de creche que apresentou o PL n.º 1.146 de 2016, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal, o dia do profissional de creche, que passará a ser comemorado em 20 de outubro.

Para a parlamentar, inserir essa data no Calendário Oficial é reconhecer a importância desses profissionais. “Sempre estarei a disposição como uma profissional de creche”, finaliza Luzia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here