Número de famílias endividadas no DF cai em outubro

peicO endividamento diminuiu no Distrito Federal. O número de famílias endividadas no DF passou de 741.677 em setembro para 723.900 em outubro (queda de 17,7 mil). Significa que 77,8% da população brasiliense está endividada. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, aponta que mesmo com esse resultado positivo, o nível de endividamento ainda é alarmante, isso porque, as famílias estão mais cuidadosas para fazer novos gastos. “O consumo está fraco no comércio, seja no DF ou no Brasil. Dessa forma, não deve haver uma recuperação nesse ano no endividamento das famílias. O desemprego e o endividamento elevado são os principais fatores de preocupação das famílias ao fazer novas compras”, ressalta Adelmir. Ainda segundo ele, até março de 2017 o endividamento deve continuar alto, depois pode haver melhora no índice.

Dentre as famílias com contas em atraso, 64,7% disseram ter condições de quitar suas dívidas parcialmente, 24,5% afirmaram que tem condições de quitar totalmente e 2,2% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas. O cartão de crédito continua sendo o maior instrumento causador de dívidas da população do DF: 90% se declararam comprometidos nesta modalidade.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here