Redes sociais são um facilitador para a participação popular

Por Sandro Gianelli

Movimento popular

As novas tecnologias tem sido bem exploradas por aqueles que se preocupam com a política. Em Ceilândia, um grupo de moradores, empresários, lideranças comunitárias, partidárias e políticas se uniram por meio do aplicativo Whatsapp e criaram o grupo Ceilândia Sempre Viva.

Soluções

Diariamente os participantes discutem melhorias e cobram soluções para a cidade. Diversas autoridades do executivo, deputados distritais, federais e senadores são adicionados ao grupo.

Cobranças

Um dos temas debatidos é a destinação de emendas para a Ceilândia. Cobranças são sempre feitas para os políticos. Até gráfico comparativo entre a quantidade de votos e o percentual destinado de emendas para a cidade já foi feito.

Redes sociais

Vale a pena uma reflexão e o fortalecimento dos envolvidos e principalmente a cobrança e a fiscalização. A diferença deste grupo para outros montados em anos anteriores é apenas a facilitação das novas tecnologias por meio das redes sociais.

Politicagem

Além da fiscalização da classe política, que é importantíssimo para o fortalecimento da democracia, é necessário a fiscalização das lideranças que se unem pela cidade e quando chegam as eleições trabalham para políticos que pouco tem a ver com a região.

Privilégio

Isso não é privilégio apenas de Ceilândia, praticamente todas as cidades satélites e municípios do país passam por isso. Vejam o exemplo da região do Entorno, que possui os maiores municípios do estado de Goiás e nas urnas elegem poucos representantes.

Ato público

Neste sábado (10), a partir das 9h, esta agendado um Ato Público no Centro de Ceilândia, ao lado da Feira Central com os participantes do grupo. O evento será aberto para toda a população. Praticamente todos os políticos do Distrito Federal foram convidados. Agora é a hora de ver quem realmente se preocupa com a cidade.

Idealizador

O advogado Aderval Andrade foi o idealizador do grupo. Para ele este é o grupo mais politizado do DF, e já se pode contabilizar diversas conquistas e a grande repercussão que vêm alcançando.

Administrador

Vilson de Oliveira, administrador de Ceilândia, reconhece que a iniciativa é de grande valia, e desabafa, “a minha briga também será a briga do grupo, nossos desafios e conquistas serão os mesmos. É mais uma importante ferramenta para recebermos as demandas da comunidade e lutarmos juntos em busca de benfeitorias”.

Destinação recorde

Luzia de Paula foi a deputada que mais destinou recursos para a cidade. Foram 94% de todas as emendas que cada parlamentar tem direito. “Sou moradora de Ceilândia a 40 anos, minha luta é por melhorias para a nossa cidade, além da minha defesa em prol das crianças e das famílias”.

Fique de olho!

Fica uma dica para você eleitor. Fique de olho nos parlamentares que pedem o seu voto e não ajudam a sua cidade. Mas também fique de olho nas lideranças que pedem o seu voto para pessoas que não tem compromisso com sua cidade.

Na ponta

Seu País e seu Estado começam exatamente onde você reside. Se a sua cidade não esta bem cuidada, não tem nem estado e nem país bom para se viver. Para transformar essa realidade só tem um caminho. O Voto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here