Coluna Entorno | Moradores da região do Entorno sofrem com aumento nas passagens de ônibus

Por Sandro Gianelli

No dia 18 de janeiro a Coluna Entorno destacou a possibilidade de um novo aumento nas passagens de ônibus do transporte público que liga os municípios do Entorno ao Distrito Federal. Fizemos o alerta para que os novos prefeitos se mobilizassem em busca de melhorias para o transporte e evitassem o aumento. Alertamos sobre a necessidade de um diálogo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Pelo visto o apelo foi em vão. A realidade é que falta articulação política para solucionar este problema. O novo aumento foi de 4,8%.

Perguntar não ofende

Alô classe política do Entorno (prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, presidentes de partidos) quando é que haverá a união suprapartidária em busca de resolver o problema do transporte público na região?

Sucatas

O maior problema dos usuários do transporte público na região não é o aumento das passagens. A população sofre com ônibus sucateados, falta de ônibus e atraso.

Na contramão

Apesar do caos encontrado no transporte público do Entorno, em Novo Gama os usuários de ônibus receberam um reforço na frota. Foram 50 novos ônibus da empresa Taguatur com rampas de acessibilidade ao cadeirante, alerta vocal e câmeras de segurança interna monitoradas 24 horas.

Nepotismo

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Planaltina-GO (Sindiplag) solicitou que o Ministério Público reincida o contrato de dois advogados nomeados na Prefeitura de Planaltina. O Sindicato argumento que um se enquadra no ‘Princípio da Moralidade’ e o outro caso é considerado ‘Nepotismo’.

Confusão

A briga entre o Sindiplag e a prefeitura de Planaltina-GO parece não ter fim. No calor das reivindicações houve até prisão do vice-presidente do Sindicato, professor Humberto, que acusa o prefeito Dr. Davi (PROS) de ter tentado comprá-lo oferecendo um cargo.

Calamidade Financeira

Dr. Davi reconhece que os servidores públicos municipais merecem um salário melhor, mas afirma que todo o recurso arrecadado pela prefeitura custeia o pagamento do funcionalismo público e que mesmo assim não é o suficiente. O que fez com que o prefeito decretasse ‘Estado de Calamidade Financeira e Pública’.

Manifestações

Para o prefeito as manifestações são justas. Dr. Davi se colocou à disposição para negociar com a categoria, mas solicita ao Sindiplag que mantenha o diálogo e entenda o momento financeiro que a prefeitura esta passando.

Entorno representado 1

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PSDB), foi eleito diretor do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (Corsap). Um dos objetivos do Corsap é a construção do plano de resíduos sólidos e de drenagem da região.

Entorno representado 2

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (PSDB), foi eleito para a diretoria executiva da Associação Goiana de Municípios (AGM). Pábio assume o cargo de Diretor Administrativo e passa a ser o representante da região do Entorno na AGM.

Curtas

Comissionado – Trabalho extra é a palavra de ordem na prefeitura de Planaltina. Falta recurso para tudo.

Retomada – A obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Santo Antônio foi retomada.

Dividas – A nova gestão da prefeita de Abadiânia terá que administrar uma dívida superior a 2 milhões de reais.

PEC 65/15 – O Senador Ronaldo Caiado (DEM/GO), quer transferir a responsabilidade pelo transporte público do Entorno para o governo federal. * A Coluna Entorno é escrita por Sandro Gianelli e veiculada todas as quartas no Jornal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here