Projeto de lei de Liliane Roriz impede adulteração de quilometragem de carros

Chamado de “Ficha Limpa dos Carros usados”, caso vire lei, consumidor terá acesso às informações referentes ao veículo que esteja sendo vendido

 Já está pronto para ser votado na Câmara Legislativa projeto de lei da deputada Liliane Roriz (PTB) que vai impedir que a quilometragem de veículos seja adulterada na hora da venda. O PL obriga que empresários que comercializam carros usados informarem ao comprador, em ficha técnica, quaisquer registros mecânicos que limitem ou comprometam a circulação do veículo. Na manhã desta quinta-feira (9), a Polícia Civil do DF apreendeu sete pessoas suspeitas de forjar a quilometragem de carros para vendê-los. Foram apreendidos 21 veículos adulterados.

Segundo a parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, fazer com que o cidadão tenha acesso a uma ficha técnica antes de comprar um veículo usado dá mais transparência ao negócio e garantias ao consumidor. “Caso vire lei, dificilmente alguém vai comprar um carro com defeito mecânico grave ou com quilometragem falsa, já que ele saberá exatamente que tipo de produto estará pagando”, explica Liliane Roriz.

Os empresários que comercializam veículos automotores usados, são obrigados a informar ao comprador, em ficha técnica, a situação de regularidade do veículo do ponto de vista mecânico, junto às autoridades policiais, de trânsito e fazendária onde o veículo for registrado e estiver sendo comercializado. “Isso vai impedir que sejam vendidos carros furtados, carros que tenham multas ou taxas anuais atrasadas, débitos com algum imposto, com problemas mecânicos e claro, com a quilometragem adulterada”, enumera a deputada.

A Operação Regresso, da Polícia Civil, levou ao conhecimento público que informações importantes dos veículos usados são ocultadas ou até adulteradas por alguns vendedores. A quadrilha presa no DF, por exemplo, era formada por donos de empresas, empregados e particulares, que mudavam informações dos odômetros dos automóveis. O odômetro é um equipamento usado para medir a distância percorrida pelo carro.

Fonte: Assessoria de comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here