Pesquisas eleitorais

Estamos a pouco mais de um ano antes das eleições de outubro de 2018 e todos os meses os eleitores do Distrito Federal são bombardeados com a divulgação de pesquisas de intenção de voto para o governo do DF. As pesquisas são um retrato do momento, momento bem distante do resultado das urnas, mas mostram quem são os candidatos mais cotados para assumir a gestão do GDF a partir de 2019.

Pesquisas 2

Cabe ao eleitor ficar atento aos nomes que são divulgados em cada pesquisa. Cada resultado depende de quem é contratante e é notório que nestas pesquisas entra o nome do candidato A e não do candidato B e vice-versa o que distancia o resultado da realidade.

Pesquisa 3

Cada cenário com ou sem o nome de candidatos prováveis altera completamente a realidade dos possíveis votos obtidos. As pesquisas estão erradas? Não, mas induzem a um percentual de votos que não correspondem com o cenário final.

Pesquisa 4

Esses cenários montados mostram para os candidatos e para os partidos políticos quais são os candidatos que possuem chances reais de disputarem o governo. Um resultado inicial, próximo da realidade, somente será possível quando os partidos e as coligações políticas tiverem definido os seus candidatos. Antes disso, temos apenas uma possibilidade eleitoral de disputa ao governo.

Por Sandro Gianelli / Coluna On’s e Off’s / Jornal Alô Brasília

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna Entorno | Abre o olho DF
Próximo artigoOperação Genebra

Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; autor do Blog do Sandro Gianelli; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 12h às 14h, na Rádio OK FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here