On´s e Off´s | Toma lá, dá cá pauta a votação da alteração da previdência do DF

Votação segue adiada

A votação do PLC 122/2017, que prevê mudanças na previdência do funcionalismo do DF ficará para a próxima terça-feira (19). A decisão é da Câmara Legislativa. Os deputados esperam resolver questões jurídicas nesta semana. Até o momento a votação está suspensa. Existem recursos no STJ e no STF.

Toma lá…

A barganha de cargos tomou de conta da pauta em relação ao PLC 122/2017. O governo exonerou cargos comissionados dos parlamentares do PDT. As demissões estão relacionadas ao voto dos parlamentares ser contrário ao PLC.

…dá cá

Quem ganhou espaço no governo foi o deputado distrital Bispo Renato Andrade (PR/foto). O governo conta com o voto do parlamentar ao PLC 122/2016. Parlamentares do PDT afirmaram que não fazem política por benesses, mas sim por ideologia.

Retaliação

O distrital Reginaldo Veras (PDT) entende a medida do governo como uma retaliação. O presidente do PDT Georges Michel não concorda com a forma. E reclama que o governo sequer conversou com ele, decidiu exonerar e o fez. Veras foi o parlamentar que mais perdeu cargos.

Independência

O distrital Bispo Renato Andrade (PR) se declarou independente. Renato ganhou cargos na Secretaria de Trabalho, por onde passou no governo de Agnelo Queiroz. O chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio, declarou que os salários do funcionalismo público deverá ser parcelado já no mês de outubro caso o projeto não seja aprovado a tempo.

Fidelidade

O governador Rodrigo Rollemberg afirmou que é “inconcebível que o parlamentar da base não vote com o governo”. Para o governador não houve uma perseguição ao PDT. O PDT continua com vários cargos no governo. Os comissionados exonerados são indicação do deputado Reginaldo Veras, que segundo o governador não vem votando alinhado aos projetos do governo.

Mais exonerações

Enquanto o projeto não entra na pauta de votações da Câmara Legislativa o governo busca garantir os 13 votos necessários para a aprovação do projeto. Outros parlamentares que possuem cargos no governo declararam que não devem votar a favor do PLC 122/2017 e também podem ser retaliados.

Investimentos no esporte

De grão em grão as obras vão aparecendo em Ceilândia. Dessa vez os moradores do P Norte foram os contemplados com a inauguração de um campo de futebol de grama sintética, construído na área de lazer conhecida como quadradão da QNP 5. Os recursos são de emenda da distrital Luzia de Paula (PSB).

Investimentos no esporte 2

Luzia de Paula tem destinado mais de 95% de suas emendas para a cidade. Também foram inaugurados campos de futebol de grama sintética na EQNN 24/26 de Ceilândia Sul e na quadra 501 do Sol Nascente, o próximo será na EQNO 5/7 do Setor O.

Investimentos no esporte 3

Fora os campos de futebol de grama sintética a parlamentar destinou recursos para a construção de Quadras Poliesportivas em pelo menos três escolas: CEE nº 01 no P Sul; CEE nº 02 no Setor O e CEF 10 em Ceilândia Norte.

Pauta Participativa

A Câmara dos Deputados lançou a Pauta Participativa. A nova ferramenta de participação popular permite ao cidadão opinar, via internet, sobre os projetos de lei que devem ser votados pelo Plenário da Câmara. O serviço pretende aproximar o mandato parlamentar dos anseios da sociedade.

* A Coluna é publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here