On´s e Off´s | Distrital quer que o GDF forneça merenda diferenciada para alunos da rede pública

Alimentação diferenciada

O deputado distrital Rafael Prudente (PMDB/foto) quer que as escolas públicas do DF forneçam, na merenda escolar, alimentação diferenciada para crianças e adolescentes portadores de intolerância a lactose. A Lei 5.991/2017 está em vigor. Pesquisas realizadas em várias regiões do país, mostram que mais da metade das crianças de 2 a 13 anos têm intolerância a lactose, e na maioria dos casos os pais não sabem.

“Muitas vezes as pessoas não sabem que têm intolerância à lactose. O nosso objetivo é diagnosticar e colocar nas Escolas Públicas uma alimentação devida para estas crianças”, disse Rafael Prudente.

Depoimento

O ex-governador Paulo Octávio (foto) prestou depoimento em processos que apuram a existência de fraudes na emissão de alvarás de funcionamento e habite-se para suas empresas.

Promessa cumprida

O governador Rodrigo Rollemberg comemorou o adiantamento das obras de captação emergencial de águas do Lago Paranoá. “Como prometido, no dia 2 de outubro, essa estação de tratamento já estará em pleno funcionamento, ajudando no sistema de abastecimento de água do Distrito Federal”, disse Rollemberg.

700 litros por segundo

A obra trará um acréscimo de 700 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento de água do DF. Inicialmente essa água vai para o Paranoá, Itapoã, Varjão e Lago Norte, e isso vai permitir que outros 700 litros por segundo possam abastecer a bacia do Descoberto.

Duas obras

Segundo o governador a estação do Bananal ficará pronta em outubro, somando duas grandes obras para o abastecimento do DF. A estação do Bananal captará mais 700 litros de água por segundo. “Com essas duas obras, serão 1.400 litros por segundo a mais no sistema de abastecimento”, disse Rollemberg.

Obra adiantada

A obra da estação de tratamento de Corumbá, contribuirá com 2.800 litros por segundo para o DF, especialmente nas regiões do Gama, de Santa Maria e do Recanto das Emas. Com essas três obras a crise hídrica no DF estará resolvida.

Redução da maioridade penal

Após dois anos, o Senado vai retomar a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 21/2013), que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos que tramita em conjunto com quatro outras propostas.

Redução da maioridade penal 2

O deputado federal Laerte Bessa (PR) foi relator da proposta na Comissão Especial da Câmara dos Deputados e entende que, sozinha, a redução da idade penal pode não resolver o problema da violência urbana. “A solução passa, principalmente, pela ampliação e efetividade dos programas sociais educacionais, culturais e de pleno emprego”, reforçou.

Redução da maioridade penal 3

Bessa defende que o adolescente infrator de 16 ou 17 anos deverá cumprir punição, de caráter educacional e ressocializante, em local separado dos adultos. “Tenho plena convicção de que a redução da maioridade penal não fere qualquer direito fundamental das crianças e adolescentes e garante a harmonização desses direitos com os direitos coletivos da segurança e da paz social”.

Inscrição adiada

As inscrições para o concurso da Câmara Legislativa do DF foram adiadas. A data final era ontem (14/9), a Câmara confirmou que as inscrições serão adiadas em pelo menos mais uma semana.

* A Coluna é publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here