On´s e Off´s | PSB local terá a oportunidade de escolher entre a velha e a nova geração

Por Sandro Gianelli

Eleição interna

O último sábado (16) foi marcado pelo Congresso Regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Distrito Federal. O evento aconteceu no Salão Vermelho do Hotel Nacional.

Reeleito

O atual presidente, Marcos Dantas, garantiu a reeleição. O que transformou a primeira vice-presidência no cargo mais disputado. Marcão esta afastado da presidência do PSB para se dedicar a secretaria de Cidades. O primeiro vice-presidente ficará com a responsabilidade de reconduzir o partido à reeleição do governador Rodrigo Rollemberg.

Impasse

A disputa pela primeira vice-presidência ficou entre Daniel Cunha, secretário de Finanças do PSB e Jaime Recena (foto), secretário-adjunto do Turismo do DF. Daniel tinha a maioria dos delegados, mas a cúpula do partido decidiu não eleger a diretoria executiva, a eleição ficou para o dia 28 de setembro.

Apoio

Jaime Recena tem o apoio dos principais quadros do partido. Nomes que comandam a sigla a vários anos. Daniel Cunha tem o apoio da maioria dos presidentes das zonais e também da militância. A disputa dividiu o partido entre o comando e as massas. A velha e a nova geração. Quem levará a melhor?

Nova política

Se o comando do partido entendeu o recado que a população vem dando desde as manifestações de 2013, as de 2014, as eleições de 2014 e as municipais de 2016, então, a nova geração terá vez e voz no comando do PSB local, caso contrário, a velha política permanecerá comandando a sigla e pode ser um recado desanimador para as bases.

PDT reelege presidente

O PDT local também realizou a convenção da executiva regional. O atual presidente, Georges Michel, foi reeleito. O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, foi lançado pré-candidato ao Palácio do Buriti.

Vai ou racha?

O PDT estabeleceu como prazo máximo, o dia 10 de outubro, para definir se permanece na base de apoio ao governo Rodrigo Rollemberg ou se desembarcam do governo. Aliado de primeira hora, o PDT esta com Rollemberg desde a eleição, na última semana houve um distanciamento causado pela posição do PDT em não apoiar a reforma da previdência do DF.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here