Luzia de Paula defende a construção de Centro-Dia para o Idoso

A deputada distrital Luzia de Paula (PSB) apresentou emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) nº 1569/2017, que visa assegurar o cumprimento pleno dos direitos do idoso, previstos em seu estatuto e com amparo em tempo integral.

Para Luzia, essa garantia pode ser feita por meio da construção de Centros-Dia para o Idoso, popularmente conhecidos como creche do idoso, de maneira a contribuir para o seu bem-estar e para a tranquilidade de suas famílias.

Além dessa emenda, tramita na Câmara Legislativa outros projetos de lei de autoria da parlamentar que são voltados para a defesa do idoso.

O PL nº 374/2011, pretende incentivar o turismo para o idoso; o PL nº 180/2015 tem como foco a criação de Centro-Dia do idoso (CDI) e o PL nº 1699/2017 propõe alterações na lei de Política Distrital do Idoso.

Se aprovado, o PL 180/2015 abrangerá a criação do CDI em todas as regiões administrativas do DF. Já a emenda ao PLDO é a garantia de que poderão ser alocados recursos para o CDI, na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para a deputada, a criação de Centros-Dias do Idoso possibilitará uma vida mais digna para os idosos. Isso sem a supressão do convívio sócio familiar.

“O CDI é uma espécie de creche para os idosos. Isso ajuda a família a desenvolver suas atividades profissionais e pessoais sem prejuízo da qualidade do atendimento do idoso”, disse a parlamentar.

O Distrito Federal esta atrasado neste quesito. Os Centros-Dia do Idoso já existem em outras unidades da Federação.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma peça que estipula as prioridades e metas do governo para o exercício financeiro seguinte. O documento faz a ligação entre os programas e estratégias do Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Fonte: Ascom Luzia de Paula

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here