On´s e Off´s | Mil moradores da QNR recebem escrituras de suas residências

Por Sandro Gianelli

QNR em festa

Mil moradores da QNR, em Ceilândia, foram beneficiados com a entrega da escritura de suas residências. O governador Rodrigo Rollemberg e a deputada distrital Luzia de Paula fizeram a entrega das escrituras pessoalmente.

Habita Brasília

A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do Habita Brasília, programa habitacional que tem como objetivo proporcionar moradia digna aos cidadãos, considerando o planejamento das cidades e o combate à grilagem.

Escritura gratuita

O GDF já distribuiu mais de 32 mil escrituras em 2 anos e 9 meses. A meta é concluir 2018 com a distribuição de cerca de 63 mil documentos. A escritura, oferecida de forma gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, é emitida pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF.

106 milhões superfaturados

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou a abertura de Tomada de Contas Especial para averiguar um possível prejuízo de R$ 106,4 milhões nas obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O valor foi apontado na quarta etapa da auditoria realizada pelo TCDF na arena, referente ao período de janeiro de 2013 a fevereiro de 2015.

Irregularidades 1

Dentre as irregularidades foi encontrado o pagamento por serviços que não foram efetivamente prestados; valores acima dos praticados pelo mercado; presença de serviços indevidos no contrato e diversas falhas nos acabamentos, decorrentes de má execução das obras.

Irregularidades 2

A auditoria encontrou superfaturamento por erros nos reajustes contratuais; irregularidades nos recebimentos provisório e definitivo da obra e inadequação geral da acessibilidade do estádio, de seus mobiliários e espaços.

Irregularidades 3

A equipe do TCDF verificou que havia 113.574,92 metros de cabos de energia de 240mm². O GDF, no entanto, pagou por 238.319,36 metros, quantidade aproximadamente 210% maior que a encontrada no estádio. Um superfaturamento que causou prejuízos aos cofres públicos.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here