On´s e Off´s | Unificação da previdência do DF deverá ser votada hoje na CLDF

Por Sandro Gianelli

Unificação da previdência

A votação do projeto que unifica os fundos previdenciários dos servidores do Distrito Federal deve ocorrer hoje (26). O governo diz ter os votos necessários para aprovar o projeto, já a oposição acredita que seja um blefe, é que a proposta será reprovada.

Desgaste

O projeto se arrasta a quase um mês e causou desgastes, principalmente entre o PSB e o PDT, que agendou para o inicio de outubro, o desembarque ou a permanência na base do governo.

Déficit

O déficit do Iprev é de R$ 3,4 bilhões com adesão de quase 20 aposentadorias por dia. O GDF tem retirado da sua receita, cerca de R$ 170 milhões por mês, para complementar os repasses aos aposentados que ingressaram no serviço público até 2006.

Forças dividas

Para o governo a aprovação do projeto garantirá o pagamento dos salários em dia e aquecerá a economia local. Os empresários concordam. Já os deputados de oposição, acreditam que a unificação dos fundos previdenciários poderá trazer problemas ainda maiores para os servidores públicos no futuro.

Reforma política

Nesta semana a Reforma Política terá destaque na Câmara e no Senado. Na Câmara dos Deputados poderá ser criado um fundo público para financiar campanhas eleitorais por meio do Projeto de Lei 8612/17. Já no Senado, a pauta inclui o projeto que cria novas regras para o financiamento de campanhas eleitorais, acabando com a propaganda partidária e com o horário eleitoral gratuito. O dinheiro da compensação fiscal que a União paga às emissoras pela veiculação desses programas seria repassado ao fundo.

Cidades Limpas no SAAN

Chegou a vez do Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN) receber o programa Cidades Limpas. O objetivo é promover uma melhoria imediata do ambiente urbano para que a população tenha mais qualidade de vida.

25ª operação

A 25ª operação ficará no SAAN de 25 a 29 de setembro com 170 pessoas trabalhando em ações como tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo e manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here