Ons´s e Off´s | Polícia civil define nessa tarde se entrará em greve

Por Sandro Gianelli

Greve

Os policiais civis do DF se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária hoje (19), às 14h30, na Praça da Buriti. Na pauta está a definição de novas ações pela manutenção da paridade salarial com a Polícia Federal, novas mobilizações e indicativo de greve.

“Estamos há oito anos sem reajustes salariais. Todo o funcionalismo foi reestruturado nos últimos anos. Apesar de já ter se posicionado a favor do pleito, na prática, o governo atual tem demonstrado grande desrespeito pela categoria mantendo as negociações paralisadas, e, a cada dia, agravando ainda mais a defasagem salarial dos policiais civis”.

Rodrigo Franco Gaúcho, presidente do Sinpol-DF.

Consumo Sustentável

Parlamentar quer incentivar a adoção de práticas de consumo sustentável. Para isso foi apresentado um projeto de lei para a criação do Programa Distrital de Educação de Consumo Sustentável no DF. A autoria é do deputado distrital Agaciel Maia (PR).

Supersalários

Os supersalários continuam em vigor nas empresas públicas do DF. A Controladoria-Geral do DF diz que vai centralizar a publicação dos salários de todo o GDF. Se der certo, as empresas públicas passarão a cumprir a lei que limita salário ao teto constitucional.

Incertezas

As eleições de 2018 estão chegando e as incertezas de como será trabalhar com pouco dinheiro e regras ainda indefinidas assombram o mercado eleitoral. Os efeitos pós Lava Jato serão sentidos de fato, no próximo pleito. Em 2016, as eleições para prefeito e vereadores já não foram fáceis.

Psoríase ganha Frente Parlamentar

Hoje (19) será instalada a Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica, no Congresso Nacional. Os objetivos gerais são o aperfeiçoamento da legislação e a implementação de políticas públicas nacionais que visem a melhoria do atendimento e do acesso ao diagnóstico e ao tratamento à doença por parte do SUS e de convênios particulares.

Falta d’água

O deputado distrital Rafael Prudente (PMDB) cobrou explicações dos presidentes da ADASA e da CAESB sobre o abastecimento de água na região norte do DF. O parlamentar alega que faltou planejamento e fiscalização. O que tem ocasionado a falta de água de até 8 dias na região.

Pedal contra a corrupção

A empresa de turismo francesa, Halcyon Tours, em parceria com o Observatório Social do Brasil lançou o projeto Pedal Pacto Pelo Brasil. A ideia é conscientizar o cidadão brasileiro sobre a sua participação na política. O ciclista Stéphane saiu do DF ontem (18), passará por Minas Gerais e espera chegar ao Rio de Janeiro no dia 11 de novembro.

Interesse político

O procurador da República Ângelo Goulart Villela acusou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de ter interesse político em derrubar o presidente Michel Temer por meio do acordo de delação premiada celebrado com os controladores do grupo J&F, Joesley e Wesley Batista. A acusação foi durante o depoimento à CPMI da JBS.

Eleições 2018

A exoneração do secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) intensifica as articulações para as eleições de 2018. Gutemberg Gomes era indicação do PDT, o partido deixou a base do governo na semana passada e deve lançar um candidato ao GDF.

Aécio livre

Na disputa entre a Justiça e o Congresso, quem perdeu foi a esperança. Mais de 80% da população defendia a manutenção das medidas cautelares contra o senador Aécio Neves. O Senado mostrou quem manda e por 44 votos a 26 revogou as medidas cautelares impostas pelo STF.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here