Escolha uma Página

Por Sandro Gianelli

Greve

Os policiais civis do DF se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária hoje (19), às 14h30, na Praça da Buriti. Na pauta está a definição de novas ações pela manutenção da paridade salarial com a Polícia Federal, novas mobilizações e indicativo de greve.

“Estamos há oito anos sem reajustes salariais. Todo o funcionalismo foi reestruturado nos últimos anos. Apesar de já ter se posicionado a favor do pleito, na prática, o governo atual tem demonstrado grande desrespeito pela categoria mantendo as negociações paralisadas, e, a cada dia, agravando ainda mais a defasagem salarial dos policiais civis”.

Rodrigo Franco Gaúcho, presidente do Sinpol-DF.

Consumo Sustentável

Parlamentar quer incentivar a adoção de práticas de consumo sustentável. Para isso foi apresentado um projeto de lei para a criação do Programa Distrital de Educação de Consumo Sustentável no DF. A autoria é do deputado distrital Agaciel Maia (PR).

Supersalários

Os supersalários continuam em vigor nas empresas públicas do DF. A Controladoria-Geral do DF diz que vai centralizar a publicação dos salários de todo o GDF. Se der certo, as empresas públicas passarão a cumprir a lei que limita salário ao teto constitucional.

Incertezas

As eleições de 2018 estão chegando e as incertezas de como será trabalhar com pouco dinheiro e regras ainda indefinidas assombram o mercado eleitoral. Os efeitos pós Lava Jato serão sentidos de fato, no próximo pleito. Em 2016, as eleições para prefeito e vereadores já não foram fáceis.

Psoríase ganha Frente Parlamentar

Hoje (19) será instalada a Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica, no Congresso Nacional. Os objetivos gerais são o aperfeiçoamento da legislação e a implementação de políticas públicas nacionais que visem a melhoria do atendimento e do acesso ao diagnóstico e ao tratamento à doença por parte do SUS e de convênios particulares.

Falta d’água

O deputado distrital Rafael Prudente (PMDB) cobrou explicações dos presidentes da ADASA e da CAESB sobre o abastecimento de água na região norte do DF. O parlamentar alega que faltou planejamento e fiscalização. O que tem ocasionado a falta de água de até 8 dias na região.

Pedal contra a corrupção

A empresa de turismo francesa, Halcyon Tours, em parceria com o Observatório Social do Brasil lançou o projeto Pedal Pacto Pelo Brasil. A ideia é conscientizar o cidadão brasileiro sobre a sua participação na política. O ciclista Stéphane saiu do DF ontem (18), passará por Minas Gerais e espera chegar ao Rio de Janeiro no dia 11 de novembro.

Interesse político

O procurador da República Ângelo Goulart Villela acusou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de ter interesse político em derrubar o presidente Michel Temer por meio do acordo de delação premiada celebrado com os controladores do grupo J&F, Joesley e Wesley Batista. A acusação foi durante o depoimento à CPMI da JBS.

Eleições 2018

A exoneração do secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) intensifica as articulações para as eleições de 2018. Gutemberg Gomes era indicação do PDT, o partido deixou a base do governo na semana passada e deve lançar um candidato ao GDF.

Aécio livre

Na disputa entre a Justiça e o Congresso, quem perdeu foi a esperança. Mais de 80% da população defendia a manutenção das medidas cautelares contra o senador Aécio Neves. O Senado mostrou quem manda e por 44 votos a 26 revogou as medidas cautelares impostas pelo STF.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.