On´s e Off´s | Abadia assume secretaria e dilema de quem manda no PSDB-DF continua

Por Sandro Gianelli

Vitoriosa

Hoje (1/11) às 10h30, será realizada a posse da ex-governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia, como Secretária de Estado de Projetos Estratégicos do Governo de Brasília. A posse acontecerá no Salão Branco do Palácio do Buriti.

Enquanto isso…

Ninguém sabe quem manda no PSDB-DF, o deputado federal Izalci Lucas continua como presidente da sigla, mas, apesar de ter definido que os filiados do partido não assumiriam cargos no governo Rollemberg, a prática tem sido outra.

Vai ou racha?

Nos bastidores é dado como certo o afastamento e a expulsão dos filiados considerados rebeldes pela nova Executiva do PSDB. No mesmo barco, uma possível coligação nacional entre PSDB e PSB poderia mudar, definitivamente, os rumos do partido no DF.

Pela redução

Os brasilienses contam agora com uma petição online para pressionar os senadores a votarem o projeto de lei que trata da Redução da Maioridade Penal. O endereço eletrônico é sugestivo: brasiliapelareducao.com. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2015, mas até o momento, não foi votado no Senado.

Incentivo ao esporte

O deputado distrital Júlio Cesar (PRB), aguarda a votação, em Plenário, do projeto de Lei de sua autoria, que visa garantir o estimulo ao financiamento do segmento esportivo, por meio do incentivo fiscal através de um percentual arrecadado do ICMS e ISS.

Novembro Azul

Tramita na Câmara Legislativa um Projeto de Lei que propõe a instituição do Novembro Azul, por meio de sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos do DF. O PL é de autoria da deputada distrital Luzia de Paula. O objetivo do projeto é assegurar a realização de campanhas e outros eventos destinados a esclarecer a sociedade sobre a necessidade de prevenir e diagnosticar o câncer de próstata precocemente.

Cidadão Honorário

O prefeito de São Paulo, João Doria, será homenageado pela Câmara Legislativa do DF com um título de cidadão honorário. O projeto foi aprovado na CCJ e segue para votação no Plenário. Foram dois votos favoráveis e um contrário.

Contra o PLC 28

O secretário-adjunto de Trabalho do DF, Thiago Jarjour, é um dos defensores dos aplicativos de transporte privado de passageiros. Para Jarjour, o PLC 28 (que tramita no Congresso), “acaba com a possibilidade de um cidadão comum, que tenha carteira de motorista profissional, possa prestar serviço com o objetivo de complementar sua renda”.

Sem partido

Thiago Jarjour se desfilou do PDT. O partido deixou os cargos que tinha no Executivo. Thiago teve a opção de entregar o cargo, ou permanecer no governo. Jarjour segue com seu projeto rumo a Câmara Legislativa e conta com a aprovação de seu trabalho como facilitador nas urnas.

Na bronca 1

Para o deputado distrital Chico Vigilante (PT), os constantes aumentos de combustíveis são fruto da política de revisão de preços da Petrobras, que é voltada para acompanhar os mercados internacionais, sem preocupação alguma com a população brasileira.

Na bronca 2

O deputado distrital Wellington Luiz (PMDB), se manifestou, após o veto do Palácio do Planalto, em apoio ao direito do porte de arma dos agentes de trânsito. “Quem afronta o fiscal do estado e atira para matar, há que ter certeza de que também pode levar tiro para morrer”.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here