On´s e Off´s | PDAF trará autonomia para as escolas públicas

Por Sandro Gianelli

Regulamentado

A Câmara Legislativa aprovou a regulamentação do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) das escolas públicas. O deputado Cristiano Araújo (PSD) comemorou a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 360/2015, de sua autoria, que tramitou conjunto com o PL 1.674/2017, do Executivo. O projeto segue para sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

“Com a nossa iniciativa, em parceria com o governo, vamos dar fim a vários entraves e problemas enfrentados pelas escolas, desburocratizar o programa e fortalecer a gestão democrática. Além de facilitar a disponibilização de recursos financeiros. A regulamentação do PDAF também vai possibilitar maior fiscalização dos gastos”.

Cristiano Araújo, Deputado Distrital.

Sem crise

A REDE Sustentabilidade nega suposta crise interna pela falta de verba que o partido terá direito, pelo Fundo Eleitoral, nas eleições de 2018.

Protagonista

O PMDB do DF mostrou que quer voltar ao protagonismo na política local. O partido já governou o DF com o ex-governador Joaquim Roriz e fez parte do governo Agnelo ocupando a vice-governadoria (Tadeu Filippelli). Para as eleições de 2018, o partido contará com o advogado Ibaneis Rocha, que foi presidente da seccional da OAB-DF e será pré-candidato ao GDF.

Fortalecido

Ibaneis tem condições financeiras para tocar sua campanha, além disso, sua filiação ao PMDB o coloca num partido grande, organizado e com um dos maiores Fundos Eleitorais. Seu projeto já surge viabilizado.

Racha

Quem não gostou nada deste protagonismo foram os aliados de primeira hora de Tadeu Filippelli. A turma da direita se sentiu traída com essa filiação. A direita já conta com nomes demais para uma composição majoritária.

Muito ego

Um parlamentar confidenciou para a coluna que a direita, por si só, vai se dividir e naufragar nas eleições de 2018. O motivo seria o ego e a grande quantidade de atacantes neste time.

Presidenciável

O apresentador de TV, Luciano Huck, não confirmou se pretende ser candidato a Presidente da República, mas seu nome já pontua entre os principais pré-candidatos. Pesquisa realizada pelo Ibope, entre 18 e 22 de outubro, com 2002 entrevistas, colocou Huck empatado com Geraldo Alckmin e a frente de João Doria e Ciro Gomes. Luciano aparece com 5% e Marina Silva com 8%.

Negado

O ministro do STF Edson Fachin negou o pedido do ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha para permanecer preso em Brasília e não mais em Curitiba, onde foi condenado por participação no esquema de propina investigado pela Operação Lava Jato.

Resolvido

O presidente do Podemos-DF, deputado Rodrigo Delmasso, afirmou que não existe racha interno no partido. Essa possibilidade foi levantada, inclusive por esta coluna, após a filiação da ex-deputada Eliana Pedrosa.

Majoritária

Delmasso disse que o partido deverá garantir um palanque para o candidato majoritário (presidenciável), senador Álvaro Dias. “Quem garantir palanque para o Álvaro, terá o apoio do Podemos, caso contrário lançaremos candidatura própria e o nome de Eliana possui todas as condições para essa disputa”.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here