Corrida ao Buriti: Acompanhe a atuação dos pré-candidatos ao GDF no Facebook

Por Sandro Gianelli

A Coluna On´s e Off´s fez um levantamento dos principais pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal no Facebook. O leitor sentirá falta de nomes, principalmente do PT e do Psol. No caso do PT, o partido ainda não lançou um pré-candidato. O Psol ainda não definiu um nome. Então, neste momento, ficaremos sem um feed back.

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais seguidores

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) será candidato a reeleição. Sua página possui 104.728 seguidores e é a campeã em curtidas. Suas postagens são todas relacionadas ao acompanhamento de sua agenda e realizações do governo. Não há um debate sobre questões voltadas para a cidade.

 

(Foto: Sergio Lima Folhapress)

Fora da rede

Jofran Frejat (PR) é um dos favoritos na corrida rumo ao Palácio do Buriti. Além de uma vida pública sem maculas, o pré-candidato é o que tem um dos maiores recall. No Facebook, Frejat não possui conta oficial. Encontramos três perfis, dois de amigos do Frejat e um em seu nome, porém sem postagens. Existem algumas páginas com o nome do político, mas nenhuma oficial.

Foco jurídico

Ibaneis Rocha (PMDB) é o novo na política, mas não pode ser chamado de apolítico. Presidiu uma importante organização da sociedade, a OAB/DF, e como advogado sempre esteve a par das questões políticas do DF. No Facebook possui uma página com 7.699 curtidas e com conteúdo voltado para a área jurídica.

Engajado

O ex-deputado distrital e presidente do PTB, Alírio Neto, tem uma das páginas mais voltadas para o debate da cidade. Com 15.303 curtidas, Alírio focou em conteúdo especifico criando programas como o Carona com Alírio, Lugares de Brasília e Vapt-Zap do Alírio.

Parlamento

O deputado federal e presidente do DEM, Alberto Fraga, possui 41.673 seguidores. Sua página possui um bom engajamento, mas o foco é na atuação parlamentar e na segurança pública. Para um pré-candidato ao GDF falta focar no debate dos problemas do DF.

Agenda e parlamento

Izalci Lucas é deputado federal e presidente do PSDB. O parlamentar possui um perfil e uma página com 28.566 seguidores. Seus posts são voltados para o acompanhamento de sua agenda e principalmente sua atuação parlamentar. Não há um debate com foco no Distrito Federal.

Sem interação

O senador Reguffe (sem partido) possui o segundo perfil com mais seguidores, são 102.340. O senador possui o maior engajamento tanto em relação aos comentários, quanto ao compartilhamento e curtidas. O conteúdo é praticamente todo de sua atuação na tribuna e recortes de publicações na grande mídia. Apesar da enorme quantidade de comentários, não há interação com os seguidores.

Do povo para o povo

Goudim Carneiro (PPL) foi candidato a deputado distrital nas duas últimas eleições. Emplacou o bordão ‘Do povo para o povo’ e vem se colocando como pré-candidato ao GDF. Sua candidatura é focada principalmente nas comunidades de baixa renda.

Debate de cara limpa

Goudim possui um perfil com 4.396 amigos. Suas postagens são voltadas para o acompanhamento de sua agenda com alguns vídeos debatendo temas específicos como educação e saúde. Um dos poucos que, de cara limpa, propõe um debate com os seguidores.

Relacionamento

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), possui vários perfis e uma página com 14.719 seguidores. A atuação parlamentar é o foco das publicações. Não há um debate sobre os problemas da cidade, mas existe algo importante e que poucos pré-candidatos estão fazendo que é se relacionar com os seguidores. A maioria dos comentários são respondidos.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here