Escolha uma Página

Por Sandro Gianelli

Presidenciável

O deputado federal Alberto Fraga foi o anfitrião de um encontro da categoria da segurança pública do DF (polícia militar, polícia civil e bombeiros) com o pré-candidato à Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro. O evento ocorreu na manhã de ontem (13/12) no Clube de Oficiais da PM.

Passe livre do idoso

O deputado distrital Joe Valle (PDT) conseguiu emplacar a extensão da gratuidade no sistema de transporte coletivo do DF a pessoas com idade entre 60 e 64 anos. O projeto aguarda a sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

Novo lança candidato

O partido NOVO lançou essa semana o empresário Alexandre Guerra como pré-candidato ao GDF. O evento contou com a presença do pré-candidato à Presidência da República do partido, João Amoêdo. O advogado Paulo Roque concorrerá ao Senado Federal.

Nomeação relâmpago

A nomeação de Ludmila de Faro Nazareth Passos para o cargo de secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmidh) foi a mais rápida do ano. Antes mesmo de tomar posse oficialmente, a quase secretária teve que pedir para sair.

Divulgação de áudio

Um áudio divulgado em grupos de WhatsApp onde Ludmila fazia críticas severas ao governo Rollemberg foi o motivo da desistência. Há rumores de que a pasta sequer permanecerá com o grupo tucano governista. A turma do PROS tem interesse na Sedestmidh e contam com o equívoco de Ludmila para ocuparem o espaço.

Sem politicagem

O deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) conseguiu a aprovação de uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica que engessa o governo em relação a liberação de emendas parlamentares de caráter obrigatório – educação, saúde e infraestrutura.

Forma igualitária

A prática realizada por todos os governos de utilização de critérios políticos para a execução de emendas não acontecerá mais. Com a aprovação do PELO nº 7/2015, a execução das programações de caráter obrigatório individual decorrentes de emendas individuais deve ser equitativa durante o exercício, atendendo de forma igualitária e impessoal às emendas apresentadas, independentemente de sua autoria.

Presidente novo

Zénobio Rocha é o novo presidente do Partido Social Cristão (PSC) do Distrito Federal. Zénobio substituiu o Pastor Daniel de Castro, que se afasta para se dedicar à sua candidatura rumo a Câmara Legislativa.

Participativo

O PSC tem sido um dos partidos que mais tem dado espaço para os pré-candidatos. O partido tem dividido o espaço entre vários pré-candidatos em suas propagandas eleitorais gratuitas. As inserções chegam a ter até três filiados.

Suplente

Daniel de Castro teve 9.244 votos nas eleições de 2014. Foi o 39º mais votado no Distrito Federal. Figura como suplente de deputado e deve brigar por uma vaga na Câmara Legislativa.

Redução do IPTU

O deputado distrital Wasny de Roure (PT) emplacou uma emenda que restitui o reajuste do IPTU ao índice correto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC de 1,94%. A assessoria de Wasny detectou que o Projeto de Lei nº 1807/17, apresentado pelo Executivo, propunha inicialmente aumentar os valores referentes ao terreno e ao m2 em 3,68%, valor 89,69% superior ao indicador mais atualizado do INPC do período.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.