Nove partidos lançam Frente Resgatar Brasília

Por Sandro Gianelli

Na tarde desta terça-feira (6/2), nove partidos políticos se reuniram na sede do PSC, no Edifício Palácio do Comércio, no Setor Comercial Sul. Na pauta a insatisfação com os rumos em que os partidos políticos estão tomando para as eleições de outubro.

Estiveram presentes representantes do PSC, PSDB, PRB, Democracia Cristã, PMB, PRP, PMN, PTC e Patriotas. O grupo acredita que o Podemos e o PSL também se unam à Frente Resgatar Brasília, que foi lançada durante a reunião com a apoio de todos os presentes.

“Os partidos menores não irão aceitar serem tratados como bucha de canhão fortalecendo as legendas dos grandes partidos. Não vemos com bons olhos as articulações que estão acontecendo no DF”, disse Zénobio Rocha, presidente do PSC.

Ficou agendada uma nova reunião para o dia 20 de fevereiro com todos os partidos para definirem como a Frente irá atuar.

O Blog conversou com representantes de vários partidos e a reclamação é de que partidos com melhores condições financeiras estão oferecendo dinheiro para atrair filiados de outras legendas e reforçar os quadros partidários com um único propósito de garantir os votos necessários para as suas legendas.

Outra reclamação é que individualmente os partidos são cortejados por pré-candidatos ao governo de outras siglas, porém, quando as reuniões acontecem em grupo, as siglas menores não são convidadas.

Um presidente de partido que não quis se identificar comentou que os grandes partidos estão acostumados a usar o tempo de TV das legendas menores para garantir suas eleições. Outra prática é a de coligar com as siglas menores para garantir os votos necessários para eleger seus representantes.

Um exemplo citado foi do Democratas e do PSD, que não fizeram coligações e não atingiram o mínimo de votos necessários para eleger, sequer, um representante para a Câmara Legislativa. Um dos presidentes comentou que “se houvesse uma coligação com uma das siglas menores o quadro teria sido outro”.

Em resumo, o DF passa a ter mais uma Frente que garante ter nomes para as vagas majoritárias. Os pequenos acordaram e além do desejo de Resgatar Brasília, as práticas de submissão parecem terem sido abolidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here