Por Sandro Gianelli
Você que vai se candidatar a um cargo eletivo é importante entender que uma eleição é na verdade uma campanha para influenciar a opinião pública.
As eleições são realizadas num espaço de tempo cada vez menor e os candidatos devem convencer seus eleitores de que são as melhores opções para os cargos em disputa.
Uma triste realidade é que a maioria dos candidatos perde. E infelizmente a maioria dos candidatos são assessorados por pessoas sem experiência, que seguem a intuição ou colhem informações em pesquisas realizadas sem o mínimo rigor técnico.
Na arte de influenciar a opinião pública, os profissionais de marketing e comunicação, da área política, se utilizam das ferramentas mais eficientes que dispõem.
Fica a dica
Não existe mágica em campanha. Desconfie dos que apresentam fórmulas prontas e tem resposta para tudo. Sabe aqueles que confiam mais no feeling do que nas pesquisas? Tenha muito cuidado!
Um consultor político deve procurar primeiro saber o que o eleitor pensa, no que acredita, quais são seus valores, suas atitudes. Pesquisando quais são os temas mais adequados e os meios de comunicação corretos para melhor se comunicar com o eleitor. Por fim, elabora-se a estratégia mais apropriada com enfoque jornalístico ou publicitário, buscando informar ou emocionar o público.
* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.
Oi,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.