Por Sandro Gianelli
Vamos pegar como exemplo três das principais redes sociais usadas pelos políticos. A primeira delas é o Facebook, a segunda que vem crescendo bastante é o Instagram e a terceira o Twitter, que tem um público bem diversificado.
A principal estrategia para os políticos ganharem presença nessas redes sociais começa mudando a forma de se comunicar.
Nas redes sociais deve ser substituída a linguagem formal que é utilizada no parlamento, em documentos e na mídia oficial, pela linguagem informal, buscando mais proximidade e empatia com as pessoas.
A melhor forma de alcançar esse objetivo é criando conteúdos interativos. As redes sociais criaram o que antes era inimaginavel. Elas conectam pessoas comuns com os políticos e a linguagem informal é ação impresindivel para isso.
Respondendo a pergunta: Como fazer uma campanha política bem sucedidas nas redes sociais? O candidato e sua equipe devem avaliar como o trabalho tem sido feito e dar inicio a um novo planejamento para aumentar a empatia com as pessoas.
Sabe aqueles programas de TV, revistas, sites e até redes sociais especializados em cobrir a vida de artistas? Em sua maioria absoluta, todos possuem grande audiência. Porque? A resposta é simples, as pessoas querem conhecer a intimidade, querem saber da vida pessoal das pessoas famosas. E é possível fazer o mesmo com os políticos.
Chegou a hora da formula mágica para o engajamento nas redes sociais. Mas infelizmente essa formula ainda não foi criada. Cada perfil de político deve ser analisado, bem como o perfil de seus seguidores. Mas algumas dicas são fundamentais:
– Paciência, planejamento, organização e direção;
– Linguagem informal: texto, fotos e vídeos;
– Quanto mais institucional for uma rede social, menos impacto ela terá;
– Conteúdos como discurso, fotos com apoiadores e atividades oficiais não engajam;
– Capture imagens nos bastidores;
– Seja inovador para se diferenciar dos demais;
– Não se adapte a mudança, seja a mudança;
– Se você fingir uma situação o usuário digital irá perceber;
– Se mostre em situações inusitadas, jamais divulgadas por políticos, seja transparente;
– Não transforme sua rede social num diário oficial;
– Frases curtas, palavras simples e familiares são ótimos conteúdos;
– Conta boa não é a que tem mais seguidores, mas a que tem mais interação, mas observe que tipo de publico te segue, nem sempre seu seguidor e o seu público alvo.
* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.
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