Por Sandro Gianelli
Confira as diferenças do Marketing Político para o Marketing Eleitoral de forma bem simples e resumida:
Marketing Político
- Permanente, de longa duração em que a comunicação e informação são os elementos mais importantes.
- Firma uma imagem. Trabalha no sentido de veracidade. Ou seja, não adianta produzir o que fuja da realidade, da naturalidade do político.
- Olhando pelo lado do eleitor, a realidade é que a população procura candidatos os quais peçam desculpas, se emocionem, e mostrem suas dificuldades, se possível, pedindo ajuda.
- Está na moda a naturalidade, autenticidade.
Marketing Eleitoral
- Curta duração.
- O candidato tem mais que persuadir do que informar.
- São estratégias pensadas a curto prazo para colher o que foi plantado antes da campanha.
- É a soma de informação, planejamento e ação.
- Uma estratégia óbvia, mas que nem sempre seguida é: divulgar que é candidato. Depois, explicar o motivo dessa escolha. Em seguida, outras pessoas darem depoimentos, falando de qualidades, contando histórias e relatos.
- Por fim, escolher segmentos e atacar separadamente.
* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.
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