Artigos

Marketing Político X Marketing Eleitoral

Sandro Gianelli
Escrito por Sandro Gianelli em 2 de setembro de 2020
Marketing Político X Marketing Eleitoral
Junte-se a mais de 3895 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por Sandro Gianelli

Confira as diferenças do Marketing Político para o Marketing Eleitoral de forma bem simples e resumida:

Marketing Político

  • Permanente, de longa duração em que a comunicação e informação são os elementos mais importantes.
  • Firma uma imagem. Trabalha no sentido de veracidade. Ou seja, não adianta produzir o que fuja da realidade, da naturalidade do político.
  • Olhando pelo lado do eleitor, a realidade é que a população procura candidatos os quais peçam desculpas, se emocionem, e mostrem suas dificuldades, se possível, pedindo ajuda.
  • Está na moda a naturalidade, autenticidade.

Marketing Eleitoral

  • Curta duração.
  • O candidato tem mais que persuadir do que informar.
  • São estratégias pensadas a curto prazo para colher o que foi plantado antes da campanha.
  • É a soma de informação, planejamento e ação.
  • Uma estratégia óbvia, mas que nem sempre seguida é: divulgar que é candidato. Depois, explicar o motivo dessa escolha. Em seguida, outras pessoas darem depoimentos, falando de qualidades, contando histórias e relatos.
  • Por fim, escolher segmentos e atacar separadamente.

* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *