Por Sandro Gianelli
Políticos brasileiros usam muito mal uma das maiores ferramentas de divulgação
Os políticos brasileiros ganham nota 4 ou 5 no que diz respeito a domínio do Facebook. A rede social tem 130 milhões de usuários ativos. Ou seja, a cada 20 brasileiros, 13 usam regularmente essa rede social. Como forma de comparação, o Instagram tem 70 milhões.
O Facebook é uma das redes com mais capilaridade, principalmente para o marketing político. Por mais que tenhamos redes mais modernas e em crescimento, a invenção de Mark Zuckerberg ainda é a melhor, acompanhada pelo Whatsapp.
Mas é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, o Facebook não é um diário. O político vai falar muito pouco com os eleitores se ficar postando fotos posadas aleatórias e sem conteúdo. Não precisa postar tudo o que faz como se fosse um diário. É preciso comunicar com o público. Como fazer isso? Vamos a algumas conclusões que chegamos:
Facebook não é santinho
Muitos candidatos não entendem como funciona o Facebook, que acham que é um lugar de vendas. O propósito das redes sociais é o mesmo da TV: Ninguém liga a TV exclusivamente para ver comerciais. As pessoas buscam por conteúdo ou entretenimento.
O foco não é o político, é o eleitor
Pessoas querem ver conteúdos que falem sobre a vida delas, sobre problemas que elas vivem; ou querem passar o tempo; conversar e se relacionar com outras pessoas, ou aprender algo.
Posicionamento
Não adianta entender da máquina ou do algoritmo, pois o importante é entender de pessoas. Bolsonaro não ganhou por usar as redes sociais, ganhou, pois fez um discurso e teve um posicionamento mais enfático e apropriado para o momento.
Dicas
- Três dicas de ouro: crie bons conteúdos que dialoguem com seu público. Impulsione nas redes sociais para que tenha maior alcance e busque bons profissionais para fazer bons conteúdos e impulsionar da forma correta.
- Impulsionar nas redes sociais é mais econômico que investir em material impresso.
E aí, concorda ou não?
* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.
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