Artigos

Mobilização: a capacidade de agregar pessoas por uma mesma causa

Sandro Gianelli
Escrito por Sandro Gianelli em 20 de novembro de 2020
Mobilização: a capacidade de agregar pessoas por uma mesma causa
Junte-se a mais de 3895 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A mobilização passou por uma virada de chave com a entrada das redes sociais

Como conseguir uma mobilização eficiente na internet em tempos de eleições? Essa pergunta eu não respondo, mas nesta leitura você encontrará várias dicas para entender e treinar sua militância.

Robô

Um robô é simplesmente uma pessoa que não existe. Ele tem a função de parecer que é um cidadão real, mas não passa de uma sala com alguns celulares, computadores e chips. Facilmente uma pessoa opera 30 robôs.

Debate Virtual

As vezes um cidadão acha que está batendo boca em um debate e, na verdade, ele está brigando com um robô.

Verdade ou mentira?

A fake news não é uma verdade contra outra. O objetivo dela é causar dúvidas. Se bater nisso três meses, vira verdade.

Treinamento qualificado

A mobilização tem a ver com a experiência das pessoas. Não é somente um caso separado, a revolta; mas, às vezes, a pessoas já está cheia do que está acontecendo ao seu redor e descarrega na mobilização.

Militância forte, real

A militância precisa ser orgânica e estar lutando como se fosse um exército.

Cadastro é ouro

Tenha os contatos das pessoas. Nas reuniões, é preciso ter os contatos das pessoas. Peça a elas para te mandar uma mensagem. Com base nisso, crie uma lista de transmissão.

Robô ou real?

A pessoa precisa saber identificar o robô. É necessário se atentar ao que lhe é respondido. É uma frase desconexa? É robô.

Grupos

Qualquer pessoa pode denunciar. Diga que é Spam. Acabou! Por isso, é sempre importante deixar a opção de o cidadão sair do seu grupo.

Campanha X Pandemia

Campanha na pandemia: se sua agenda de pré-campanha era visitar, agora é via ligação ou, preferencialmente, vídeo-chamadas.

Manipulação da opinião pública

Sabe qual é o maior perigo da dissonância cognitiva? Quando é perceptível que as coisas estão ruins, mas vem alguém dissonante e diz que está ótimo. A dissonância ocorre quando existe uma incoerência entre as atitudes ou comportamentos que acredita serem certos e o que realmente é praticado.

Mobilização no mandato

Como esta sendo feita a mobilização durante o seu mandato? Sim, mobilização não deve ser feita apenas durante o período eleitoral. É necessário fazer mobilização durante todo o mandato. Ela deve estar associada aos eventos realizados pelo mandato e também na propagação de conteúdos produzidos pelo mandato ou em defesa do mandato, entre outros temas. Pense nisso!

* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *