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Como fazer uma campanha política bem sucedida nas redes sociais?

Sandro Gianelli
Escrito por Sandro Gianelli em 21 de agosto de 2020
Como fazer uma campanha política bem sucedida nas redes sociais?
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Por Sandro Gianelli

Vamos pegar como exemplo três das principais redes sociais usadas pelos políticos. A primeira delas é o Facebook, a segunda que vem crescendo bastante é o Instagram e a terceira o Twitter, que tem um público bem diversificado.

A principal estrategia para os políticos ganharem presença nessas redes sociais começa mudando a forma de se comunicar.

Nas redes sociais deve ser substituída a linguagem formal que é utilizada no parlamento, em documentos e na mídia oficial, pela linguagem informal, buscando mais proximidade e empatia com as pessoas.

A melhor forma de alcançar esse objetivo é criando conteúdos interativos. As redes sociais criaram o que antes era inimaginavel. Elas conectam pessoas comuns com os políticos e a linguagem informal é ação impresindivel para isso.

Respondendo a pergunta: Como fazer uma campanha política bem sucedidas nas redes sociais? O candidato e sua equipe devem avaliar como o trabalho tem sido feito e dar inicio a um novo planejamento para aumentar a empatia com as pessoas.

Sabe aqueles programas de TV, revistas, sites e até redes sociais especializados em cobrir a vida de artistas? Em sua maioria absoluta, todos possuem grande audiência. Porque? A resposta é simples, as pessoas querem conhecer a intimidade, querem saber da vida pessoal das pessoas famosas. E é possível fazer o mesmo com os políticos.

Chegou a hora da formula mágica para o engajamento nas redes sociais. Mas infelizmente essa formula ainda não foi criada. Cada perfil de político deve ser analisado, bem como o perfil de seus seguidores. Mas algumas dicas são fundamentais:

– Paciência, planejamento, organização e direção;

– Linguagem informal: texto, fotos e vídeos;

– Quanto mais institucional for uma rede social, menos impacto ela terá;

– Conteúdos como discurso, fotos com apoiadores e atividades oficiais não engajam;

– Capture imagens nos bastidores;

– Seja inovador para se diferenciar dos demais;

– Não se adapte a mudança, seja a mudança;

– Se você fingir uma situação o usuário digital irá perceber;

– Se mostre em situações inusitadas, jamais divulgadas por políticos, seja transparente;

– Não transforme sua rede social num diário oficial;

– Frases curtas, palavras simples e familiares são ótimos conteúdos;

– Conta boa não é a que tem mais seguidores, mas a que tem mais interação, mas observe que tipo de publico te segue, nem sempre seu seguidor e o seu público alvo.

* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.

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