Escolha uma Página

Hoje (16/5) é comemorado o Dia do Gari. A deputada distrital Luzia de Paula aproveita a data para parabenizar e reconhecer a importância desses profissionais que cuidam da limpeza das nossas cidades.

Para a parlamentar, tão importante quanto o reconhecimento desse profissional é a conscientização com a limpeza de nossa cidade. “Devemos contribuir com o trabalho dos garis fazendo a nossa parte. Essa é uma categoria de profissionais imprescindíveis no dia a dia das cidades. Aproveito a oportunidade para parabenizar os garis pelo empenho e pela dedicação”, afirma a deputada.

“Os garis realizam um trabalho essencial não só para garantir o bem estar da população, mas sobretudo a saúde de todos os moradores”, conclui a parlamentar.

Histórico

A denominação profissional Gari é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.

Fonte: luziadepaula.com.br