Por Sandro Gianelli
Essas ferramentas podem balizar até o discurso do candidato
Além da intenção de voto
Pesquisa é muito mais que intenção de voto: as pesquisas são fundamentais. Não servem apenas para aferir a intenção de votos. Ela é capaz de saber o motivo da escolha do cidadão, quem vota no seu candidato, quem vota no rival e por qual motivo.
Proporcional
Para o legislativo, por exemplo, a pesquisa mostra quais são os problemas da cidade; é possível mapear os temas da região e se as bandeiras do candidato encontram ressonância na população. Servem, inclusive, para montar o discurso de campanha.
Telefone e Internet
As pesquisas telefônica e eletrônica: serão muito importante durante esse momento de pandemia, já que não é possível fazer o porta a porta como em eleições passadas.
Pesquisa não é cara
O candidato gasta rios de dinheiro numa eleição e, muitas vezes, sem foco ou direcionamento. A pesquisa boa pode até ser cara, mas ajuda a investir melhor esse dinheiro.
Força das redes
Candidatos novos: as redes sociais permitiram a ascensão de várias pessoas. O novato que consegue uma boa capilaridade nas redes sociais, fala bem, aborda temas polêmicos, muitas vezes com posturas muitas vezes mais agressiva vai se destacar na campanha.
Nanossegmentação
Falar de comunicação de massa é coisa do passado. Agora é segmentar, microsegmentar e nanosegmentar, ou seja, direcionar a mensagem cada vez mais para grupos menores até chegar na comunicação de um para um.
Temática local
- Preocupação do eleitor municipal: temas como água, esgoto, asfalto, coleta de lixo, tapa-buracos, postinho de saúde e escola são os mais relevantes nesse contexto. O eleitor está muito mais preocupado com seu metro quadrado.
- Os temas nacionais têm peso pequeno nas eleições municipais, mas a polarização política pode dar mais destaque a isso, principalmente quando estiver um candidato nitidamente bolsonarista contra um de esquerda.
* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.
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