Artigos

Eleições: Influenciando a opinião pública

Sandro Gianelli
Escrito por Sandro Gianelli em 20 de agosto de 2020
Eleições: Influenciando a opinião pública
Junte-se a mais de mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Por Sandro Gianelli

Você que vai se candidatar a um cargo eletivo é importante entender que uma eleição é na verdade uma campanha para influenciar a opinião pública.

As eleições são realizadas num espaço de tempo cada vez menor e os candidatos devem convencer seus eleitores de que são as melhores opções para os cargos em disputa.

Uma triste realidade é que a maioria dos candidatos perde. E infelizmente a maioria dos candidatos são assessorados por pessoas sem experiência, que seguem a intuição ou colhem informações em pesquisas realizadas sem o mínimo rigor técnico.

Na arte de influenciar a opinião pública, os profissionais de marketing e comunicação, da área política, se utilizam das ferramentas mais eficientes que dispõem.

Fica a dica

Não existe mágica em campanha. Desconfie dos que apresentam fórmulas prontas e tem resposta para tudo. Sabe aqueles que confiam mais no feeling do que nas pesquisas? Tenha muito cuidado!

Um consultor político deve procurar primeiro saber o que o eleitor pensa, no que acredita, quais são seus valores, suas atitudes. Pesquisando quais são os temas mais adequados e os meios de comunicação corretos para melhor se comunicar com o eleitor. Por fim, elabora-se a estratégia mais apropriada com enfoque jornalístico ou publicitário, buscando informar ou emocionar o público.

* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.

Ei,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *