Por Sandro Gianelli
A internet fez com que a lógica dos influenciadores mudasse. Antes, pessoas famosas vinham, em sua maioria, da TV, música ou esporte. Hoje é comum vermos pessoas famosas que saíram da internet e invadiram as demais mídias.
Eles são os influenciadores digitais (digital influencer). Pessoas que se tornaram públicas por meio da Rede e que possuem credibilidade nas questões em que são especializados. O imediatismo da internet os tornaram líderes de mídia.
O dia a dia da comunicação está acontecendo em outros lugares e cada vez mais forte e dentro deste novo cenário temos vários tipos de influenciadores como Celebridades, Youtubers, Blogueiros e personalidades em Redes Sociais como Facebook, Twitter e Instagram.
Nas campanhas eleitorais os influenciadores podem trazer muitos benefícios para uma estratégia digital. As mensagens que são elaboradas e divulgadas nas campanhas eleitorais são cada vez menos eficazes, mas quando essas mensagens são contadas por outras pessoas, as possibilidades de impactar os eleitores aumentam.
Isso porque os influenciadores humanizam marcas e dão um rosto, o que ajuda os usuários a se sentirem mais próximos das mensagens.
Um dos principais objetivos de uma estratégia de campanha digital nas Redes Sociais deve ser sempre converter seguidores em verdadeiros defensores do político, partido ou da causa defendida. Esses seguidores devem falar sobre o candidato e suas propostas.
Hoje prevalece a credibilidade daqueles que são como nós, pois é mais fácil o eleitor ser convencido pelos influenciadores. Mas é importante saber que um influenciador não arrisca a sua reputação defendendo algo que ele não acredita.
Por fim, é essencial se identificar influenciadores, sejam grandes ou pequenos, e convencê-los de que a proposta do político é a melhor.
* Sandro Gianelli – Jornalista, radialista, apresentador de TV e consultor político com experiência em marketing político, eleitoral, digital e pesquisa de opinião pública.
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